segunda-feira, 9 de abril de 2012

Falando Da Dieta Ideal - Calorias e Elementos

Bom dia de segunda-feira meninas. Como segunda é sempre aquele dia que todo mundo fala que vai mudar os hábitos e começar uma dieta, vou começar a falar sobre a alimentação ideal para a futura gestante. Você que começará a tentar em breve ou já está tentando engravidar, já pode começar a adequar sua alimentação à essa dieta, pois como falei no post anterior, a alimentação também ajuda na fertilidade e pode ajudar a engravidar. E nem precisa falar que é muito mais saudável uma alimentação adequada, não é? Quem nunca contou calorias, como eu, agora vai começar a treinar e aprender a contar essas calorias e trazer hábitos mais saudáveis para sua vida. Quando as pessoas falam que toda gestante tem que fazer dieta, tem isso e aquilo outro, a gente fica com receio e preocupada de não conseguir. Eu passei por isso antes de ler sobre, mas depois de ler e analisar, vi até que minha alimentação não é tão diferente, apenas, como todos nós, com alguns vastos deslizes, mas que podem ocorrer esporadicamente SIM! Sempre com muita parcimônia. Falarei sobre os deslizes em outra oportunidade. Muitas pessoas falam que quando se está gestante se come por dois. Isto é verdade! Porém, comer por dois não é comer em dobro! Uma mulher mediana necessita de 2.000 calorias por dia para se manter saudável. Já um feto, necessita de apenas 300 calorias por dia. Vê a diferença? Você grávida não precisa de 4.000 calorias por dia. Por isso, cuidado! Pois cada quilo a mais que o necessário ganho durante a gestação, será um quilo altamente sofrido após o parto para ser perdido. 
Na dieta da gestante, são necessários 12 componentes diários. Mas não se assuste, pois alguns alimentos possuem mais de um destes nutrientes e as porções são pequenas. 

1) As Calorias (Comece anotando que você tentante, necessita de 2.000 calorias e você gestante, de 2.300 calorias);  
2) 3 Porções de Proteína/dia;  
3) 3 Porções de Vitamina C por dia;  
4) 4 Porções de alimentos ricos em Cálcio/dia;  
5) 3 Porções de frutas, legumes e verduras/dia;  
6) 2 Porções de hortaliças ou outras frutas/dia;  
7) 6 a 11 Porções de grãos integrais/dia; 
8) 2 Porções de alimentos ricos em ferro/dia;  
9) 4 Porções de alimentos ricos em gordura/dia;  
10)Alimentos salgados com moderação;  
11)Mínimo de 8 copos de líquido/dia;  
12)Suplementos Nutricionais: Vitaminas compradas em farmácia como as diversas marcas que conhecemos, porém, deve serguir algumas especificações, como: 
* Não mais que 400 UI de vitamina A; 
* Pelo menos 400 a 600mg de Ácido Fólico; 
* 250 mcg de cálcio; 
* 30 mg de ferro; 
* 80 mg de vitamina C; 
* 15 mg de zinco; 
* 2 mg de cobre; 
* 2 mg de vitamina B6; 
* Máximo de 400 UI de vitamina D; 
* 15 mg de vitamina E. 

E como você vai saber se essas quantidades e vitaminas estão presentes no suplemento que você deseja tomar? Simples! Só ler a parte de trás da caixa do medicamento na farmácia, onde vêm todas as especificações.  

Ah! E nem precisa dizer que açúcar está fora da dieta de uma gestante, né? Até o adoçante é pouco recomendado por alguns médicos devido o aspartame. O ideal é o açúcar mascavo e adoçar alimentos com suco de frutas. 

Beijos, queridas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário