terça-feira, 17 de abril de 2012

Existe Uma Idade Limite Para Ser Mãe?

Por mais que a medicina avance, uma coisa não dá para mudar: a idade do óvulo. O risco de abortamento e as alterações cromossômicas são preocupações reais para esse tipo de gestação, além de complicações como diabetes gestacional ou hipertensão”, explica Ricardo Mello Marinho, diretor científico da clínica Pró-Criar/Mater Dei de reprodução humana e professor do Instituto de Pós-Graduação e pesquisa da faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.

Muito além de doenças e limitações físicas, outras preocupações rondam as mulheres. “A vida é imprevisível, mas temos que considerar que essa criança vai ter a mãe presente durante um período curto de sua vida. É preciso ficar claro que não há uma condenação de quem decide engravidar mais tarde, mas todas as escolhas trazem vantagens e desvantagens. Ter consciência disso é fundamental”, alerta Debora Seibel, psicanalista da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo.
Além de estabilidade financeira, outra vantagem para quem espera um pouco mais para ter filhos é a facilidade maior de abrir mão de certas coisas. “As jovens de hoje vivem angustiadas e se dividindo entre os filhos e a vida profissional e social. 
Uma mulher mais velha não tem mais essa ânsia de uma vida social intensa. Ela consegue abrir mão disso e de outras coisas com mais facilidade”, diz Debora.
“Com a minha primeira filha era tudo muito corrido. Eu tinha tanto o que fazer. Quando eu vi, ela já estava engatinhando. Não é assim com o Estevão. Fico com ele no colo o tempo que achar necessário. Hoje eu sei que tudo passa muito rápido”, define Sibelle.






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário