segunda-feira, 9 de abril de 2012

Gravidez Em Stop Motion



Você sabe o que é stop motion? Essa técnica de fazer filmes tem recebido, nos últimos tempos, adeptas especiais: as barrigudas. Ensinamos como fazer o seu vídeo em casa. 

O stop motion nada mais é do que colocar várias fotos em sequência, criando um filminho que transmite ilusão de movimento. Não entendeu? Veja um exemplo lindo desse trabalho acima!

Se você está no comecinho da gestação, este é o momento certo para captar as imagens e fazer o seu filme completo. Porém, se não está, não há problema, assim mesmo dá para fazer um vídeo legal. E não desanime: é super fácil!  

Você vai precisar de: 
- Uma máquina fotográfica 
- Um tripé, para mantê-la firme, na mesma altura e posição 
- Uma grávida bem disposta 
- Boa luz 
 - Um pouquinho de paciência (mas, isso a própria gestação vai ensiná-la a ter). 

 O processo Será necessário registrar a progressão da gravidez, semana a semana. O número de fotos que você precisa tirar depende da velocidade e do nível de detalhamento que você deseja para o seu filme. 

Vale ressaltar que, a partir de 4 fotografias exibidas por segundo, o resultado já fica bem bacana. Mas, nada impede que você produza o dobro ou o triplo, se quiser. 

Para um vídeo de 1 minuto, ou seja, 60 segundos, 240 cliques são o mínimo para garantir um bom resultado. As fotografias devem ser distribuídas, de forma equilibrada, pelos seus meses de gestação. 

O que não é muito, se calcularmos. Contando com as 39 semanas, que são a média nas gestações, você precisará tirar menos de uma foto por dia, embora seja interessante fazer o dobro disso para que não falte material de qualidade, no final.

Algumas dicas Para um resultado legal e criativo, é preciso imaginar a animação, antes de começar a fotografar, bem como decidir alguns detalhes. 
A música de fundo será lenta ou mais divertida? Vai querer que parentes e amigos participem? Se sim, terá que se programar para registrar os momentos com as mesmas pessoas (que devem estar vestidas de forma idêntica, em dias diferentes). 
“O ideal é que a gestante procure manter, sempre, a mesma posição, e, de preferência, usar a mesma roupa e cabelo”, explica Bruno Guimarães, editor de vídeo, de São Paulo. Tente repetir sua maquiagem e acessórios, assim o efeito fica ainda mais divertido. 
Usar uma calça ou camiseta coloridos também ajuda a dar vida ao trabalho. 
A luz é item essencial em projetos de vídeo. Para criar imagens harmônicas, com tom e cores semelhantes, fotografe sempre na mesma hora do dia e no mesmo lugar da casa. 

 Invencionices Se quiser fazer brincadeiras, como mostrar parentes beijando a barriga, por exemplo, ou mostrando uma plaquetinha com o nome e o sexo do bebê, faça uma sequência de fotos no mesmo dia e com a mesma luz. 
Para ficar um efeito bonito, tire ao menos 12 fotos para compor cada sequência de ação especial. Exibir o mesmo parente interagindo com a barriga, à medida que ela cresce, exige boa vontade do ator coadjuvante, que precisa estar disponível para as fotografias em dias diferentes. 
Deixe a montagem dessa cena mais para o final da gestação, em torno dos 6 ou 7 meses, quando a barriga desponta melhor e cresce mais, a cada semana. 
Não esqueça: assim como você, o familiar-ator deve vestir, sempre, a mesma roupa no vídeo.

Montagem Existem duas opções para você editar seu vídeo. Se tecnologia não é o seu forte, você pode levar o material captado para uma produtora que faça a montagem por você. 
Na Heilt Produtora, por exemplo, eles cobram em torno de R$ 500 por esse trabalho. Esses profissionais podem incrementar a produção com músicas, tratar as imagens e inserir outras firulas. É muito mais barato, porém, fazer essa edição em casa. Existem diversos programas para isso. 
O Monkey Jam é um dos mais famosos e fáceis de utilizar. Entretanto, se você tem o Windows Xp instalado no seu computador, ele já vem com o Windows Movie Maker, um programinha de edição caseira super simples de manusear. E é nele que vamos ensinar você a mexer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário