quinta-feira, 17 de outubro de 2013

36 semanas e o 1º susto

O primeiro grande susto da gravidez.
Nem nas duas crises renais que tive me assustei tanto, afinal, já havia sentido antes e até desconfiava o que seria, mas quando você não consegue dormir de dor na madrugada que completa 36 semanas (já a termo para o parto) e a dor é uma que você nunca sentiu antes apavora mesmo.

Passei a noite inteira na mesma posição...barriga para cima, pois virar era impossível. Segurei o xixi para me levantar só o necessário...umas 3 vezes eu acho, pois a dor era imensa.
Não quis acordar o marido, que tinha que estar de pé as 5:30 porque tinha uma audiência bem complicada no interior e fiquei apenas me contorcendo, esperando o dia clarear.

Quando tentei me levantar da cama, ele já havia saído para o trabalho, não consegui...me apavorei logo. Já estava com o celular na mão para ligar pro meu irmão, dormindo no outro quarto quando respirei fundo e consegui. Só que andar era outra história. A dor intensificou e a sensação era de que o bebê estava descendo e ia sair messsmo.

Não conseguia andar direito, nem ficar ereta...dor insuportável. Falei para meu pai e ele disse que eu ligasse para a GO urgente pra saber o que fazer...ele tinha certeza que o Pedro iria nascer. Disse que eu não comece nada até falar com a doutora pois talvez tivesse que ficar em jejum. Fui tomar um banho, lavar cabelos...até eu achei que ele fosse nascer ontem.

Liguei pra médica e ela não atendeu. Pensei que ela poderia estar no meio de uma consulta ou parto, pois como ela é adepta do parto normal e parto natural humanizado vive saindo as pressas para realizar um ou outro. Liguei pra atendente já chorando de dor e ela passou para a doutora.

Expliquei o que sentia. Ela disse que eu pedisse ao marido para passar lá e pegar a requisição de 2 exames: Urinocultura com sumário de urina para verificar se não é infecção urinária típica do final da gravidez e um CTG anteparto (Cardiotocografia fetal), que mostra os movimentos fetais e os batimentos cardíacos dele além de identificar se a gestante está tendo contrações anteparto.

Como o marido estava no interior, fui com meu pai. Ele pegou as requisições e fomos para o Labpasteur recolher os exames de urina. O CTG foi mais complicado. Por ser um exame muito específico tive que ligar para diversos lugares atrás de qual fizesse...alguns nem sabiam o que era.
Até as atendentes do Labpasteur sairam ligando e nada, até que consegui na Feminimagem.
Detalhe: exame exclusivamente particular, nenhum plano cobre, mas tinha que fazer, pois tinha medo de sofrimento fetal, por conta das dores.

Liguei para o marido e ele voltou correndo do interior. O exame foi marcado para as 15h e com recomendação de estar muito bem alimentada e chegar 30 minutos antes para ficar na sala de repouso. isso deixa você mais apavorada...

O exame não foi assustador como pensei. Não é invasivo. Você deita meio que sentada, colocam um eletrodo com gel em cima do umbigo que detectará contrações se existirem. Outro é colocado na altura do coração do bebê para captar as batidas e movimentação. Um equipamento pequeno com botão é dado a você, que deve apertar o botão sempre que sentir o bebê mexer...isso por 20 minutos.

Não gostei da médica que fez...ela perguntou se eu estava sentindo dor e eu respondi que sim e ela antipaticamente disse que essa dorzinha não era nada, nem o começo e deu uma gargalhada...isso é coisa que se fale pra uma gestante de primeira viagem apavorada??? 

O resultado: tudo normal, feto ativo normal e sem contrações anteparto...apenas contrações de treinamento e contrações de dor muito espaçadas.

Fomos pegar o sumário de urina. Presença de raras bactérias, porém sem infecção. Podem ter sido do fato de eu ter colhido o material no banheiro do laboratório e não em casa com todo aquele procedimento de limpeza e tal...pensei até que disponibilizassem esse tipo de coisa na coleta de laboratório, mas não.

Voltei na doutora. Ela tinha acabado de sair correndo para um parto e em seguida uma reunião do Hospital Cesar Cals. Deixei os exames lá para ela olhar. Resumo: Ultragestan (medicamento que já falei por aqui no início da gestação, que usei por 3 meses para evitar risco de aborto) toda noite aplicar um óvulo e muito repouso. Nada de estresse nem esforço. Buscopan 30 gotas de 6 em 6h para a dor (que não resolveu nada, mas é o que posso tomar estando gestante...)
Agora fico só sentada ou deitada...vendo as horas passarem...para uma pessoa ativa como eu é terrível.

Amanhã é meu aniversário. Vamos só jantar fora com a família no sábado para não fazer extravagancias. Nem estou no clima de comemoração e é porque sempre amei a data do meu aniversário, mas as dores só reduziram, não passaram (talvez melhorem após eu usar o segundo comprimido do Ultragestan hoje) e me sentindo cansada...hoje e amanhã vou ao salão me arrumar um pouquinho para ver se a autoestima aparece...

Dia 25/10 tem retorno à GO, que deverá fazer o Exame de Toque para confirmar a data do parto e como anda a espessura do útero...se já está afinando e tal...pelo menos está tudo pronto...falta só as lembrancinhas de maternidade que o material está comprado, falta fazer...

Vou ficando por aqui, mas volto logo com novidades, que espero serem boas.
Beijos, beijos!

2 comentários:

  1. Bemmm que eu estava estranhando tanto "checked in" =S Mas imaginei que fosse algum dos exames de rotina..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foram checkins de sustos Liz...como tinha que ficar esperando, ficava mexendo no celular pro tempo passar... :)

      Excluir