sábado, 9 de novembro de 2013

Amamentação, o grande desafio

Muito se houve falar no parto. São tantos detalhes, tantas informações, mas pouco se fala no verdadeiro desafio para a nova vida de mãe: a amamentação.

Quem diz que é fácil, é simples e toda mulher nasceu pra isso deveria levar um tapa na cara. rsrsr...com certeza uma criatura dessas nuncaaa amamentou...se duvidar nem foi amamentado...

Bem, vamos a minha experiência: 

Passamos dois dias na maternidade devido minha pressão.Nesse período nada de leite no peito, somente um discreto colostro que só saia após muita massagem das enfermeiras. Como Pedro nasceu pré-maturo, estava sendo alimentado de 3 em 3h de copinho pelas enfermeiras recebendo o complemento Nam 1 Pro.
 Isso não foi ruim, pois eu estava muito fragilizada ainda e o bebê não passou fome.

Primeiros três dias em casa (cinco dias de vida do Pedro) e nada de leite suficiente. Minha mãe fazendo compressas de água morna para o leite descer, meus seios ficando pesados e cheios de leite, o bebê se esforçando muito, puxando...as dores me faziam ter tontura e fraqueza...perder a cor nos lábios, pois ele fazia muita força então logo se cansava e eu tinha que recorrer ao complemento novamente.

Para completar o bebê tem preferência somente por um seio (minha avó disse que com ela foi desse jeito com as 6 filhas e que é normal)...então me deixava ainda mais dolorida. Foram-se passando os dias...no sétimo dia eu já esgotada, sentada na minha cama com ele nos braços chorando pois não conseguia pegar o peito levantei a cabeça e olhei para a imagem do Sagrado Coração de Jesus que fica na parede de frente e pedi uma iluminação. Pedi pelo meu filho, pela dádiva de amamentar, pois estávamos sofrendo ele e eu e ele já passou por muitas ainda mesmo dentro da barriga...o meu guerreiro.

E foi aí que a iluminação que pedi veio...

No oitavo dia, estava arrasada conversando com uma amiga também grávida, mas do segundo filho, a C.W. e comentei que não estava conseguindo e que para completar ele só queria tentar em um dos seios e ela disse que eu deveria experimentar os Protetores para amamentar que havia comprado e até postei sobre aqui, mas diante de tanto aperreio não lembrava.
Então o milagre se fez. Coloquei o protetor e o Pedro no peito e ele imediatamente sugou e sugou, sem dificuldade o leite brotou e desceu...muitooo leite que eu nem sabia que tinha e o meu guerreiro ficou tranquilo, com feições de paz, de tranquilidade  e consegui alimentar meu filho. Agradeço a Deus cada vez que meu filho se alimenta no meu peito, mesmo sendo necessário ainda o complemento do Nam, mas isso eu conto no próximo post, sobre a primeira consulta ao pediatra.

Nesse oitavo dia ele mamou 4 vezes...o tempo foi em média 20 a 30 minutos, duas vezes em cada seio a cada 3h e em seguida 35ml de complemento. Dormida tranquila e bem alimentado.
Hoje, no décimo dia estamos indo muito bem, graças a Deus. 
Ele mama entre 4 e 5 vezes por dia com a mamadeira em seguida com 40ml de complemento e as duas mamadas da madrugada são somente mamadeira, pois minha mãe e eu estamos muito exaustas e foi uma dica do pediatra, já que o complemento pesa mais no estômago.

Ainda dói, pois o material é bem fininho e dá pra sentir o bebê sugando, mas não fere nem machuca como antes, o que torna esse momento mais prazeroso e como ele tem um sistema que parecem ventosas, ele cola no seio e não precisa ficar segurando, só fico mesmo livrando o nariz dele.

Minha mãe está sendo mais que mãe e mais que avó. Ela acorda nas madrugadas, prepara a mamadeira, eu dou e ela põe ele para arrotar para eu dormir, mesmo tendo que acordar tão cedo no dia seguinte para arrumar casa, lavar, passar e cozinhar. Essa ajuda eu nunca terei como pagar a ela...e também nunca esquecerei!

Falando ainda sobre a amamentação, o pediatra do Pedro, que é simplesmente maravilhoso, explicou o porque dessa demora no leite: segundo ele, quando o bebê nasce a termo (no tempo certo) e de parto normal devido o tempo do trabalho de parto, o cérebro envia uma mensagem para o corpo de que o bebê está nascendo e dentro desse tempo o leite é liberado, por isso geralmente o leite desce mais rápido em mulheres que tem parto normal. Semelhante acontece com partos cesariana que ocorrem a termo e bem próximo às 40 semanas de gestação.
Quando um parto é feito antes da hora, o bebê é "arrancado" do útero sem estar preparado e nisso o cérebro não tem tempo de avisar ao corpo e acaba demorando bem mais para o leite descer...para se ter uma ideia, num parto prematuro, o cérebro demora 48h para detectar que o bebê não está mais dentro da mãe e a partir daí começa o processo para o leite descer que pode demorar dias, dependendo de cada organismo, estresse, cansaço, depressão pós-parto, etc.

Posso dizer que é recompensador , com dor, com choro, mas se não fossem esses protetores não serei hipócrita de dizer que teria continuado realmente, que daria certo, que conseguiria...por isso, recomendo demais eles e da marca MAM, já que não posso falar dos outros.

Além de tudo ainda está estimulando a produção de leite, que desde ontem tem horas que até vaza e pinga  e vou começar a desmamar e armazenar leite materno pra aos poucos ir substituindo o complemento do Nam pela mamadeira de leite materno após o peito.

Vou ficando por aqui, como mãe de primeira viagem que está bem cansada, mas muito feliz e aprendendo todo dia como meu pequeno guerreirinho.

Até o próximo post!
Beijos, beijos!

Um comentário:

  1. Eita então protetor de seio é um item INDISPENSÁVEL pelo visto. Boa dica. =D Fico feliz em saber que tudo está caminhando bem.

    ResponderExcluir