sexta-feira, 15 de novembro de 2013

A Nova Rotina

Não precisa nem dizer que a chegada de um bebê faz tudo mudar, não é mesmo?
Os dias parecem mais curtos, o cansaço bem maior e tudo gira em torno dele.

Nossa rotina foi se modificando ao longo desses 16 dias de vida do Pedro. No começo mais atrapalhada, mas agora vejo que está ficando mais equilibrada. 

Ele come religiosamente de 3 em 3h, pois passa o dia dormindo ainda e só acorda para comer, que geralmente é acompanhado de um choro alto e forte...e desesperado na interpretação da mãe de primeira viagem aqui.

Quando acorda aos berros o sistema é:

Peito a vontade (embora ele não passe de 30 minutos devido recomendação médica, já que o ato de sugar o seio exige muita força e ele ainda não pode fazer tanto esforço por muito tempo devido a prematuridade) + mamadeira (própria para recém nascidos) com:

1º semana: 30ml de Nam 1 Pro
2º semana: 45ml de Nam 1 Pro
Demais semanas: 50ml de Nam 1 Pro

Em seguida 15 minutos no braço meio em pé para o leite descer para o estômago ou arrotar. Nem sempre ele arrota, mas é normal. Vai para o trocador, trocamos a fralda e depois berço até a próxima mamada.

O resultado é sono tranquilo e bebê recuperando rapidinho o peso...


 

Pela manhã antes de 8h tem banho de sol dia sim, dia não. Quando esfria o corpo tem banho gostoso, que por sinal ele ama! Pedro nunca chorou com banho desde o primeiro...fica relaxadoooo e dou peito + mamadeira depois do banho sempre. Ele já espera, já virou rotina também.

As vezes pela manhã ele dorme no carrinho de passeio e vejo que ele adora, mesmo com movimento em casa, barulho, tv...ele não se incomoda com nada, nem a barulheira dos 3 cachorros. só se mexe as vezes, mas continua no sono bom.

De uns 3 dias para cá ele tem ficado um pouquinho mais acordado e tem chorado um pouco...daí começa a nossa agonia de principiante para saber o que ele está sentindo...coloca no braço, vê respiração, coloca sorine infantil (quando tá congestionado), continua choro, olha fralda, troca fralda, passeia pela casa, conversa, tenta peito, tira o coeiro e deixa ele com menos roupa (pode ser calor)...e continua o choro...dá chupeta, dá espasmo luftal...uffa! Era cólica (em média 70% das vezes). Daí ele dorme novamente. Sinto-me como cientista iniciante e meu bebê uma cobaia as vezes, mas pra quem não sabe o que fazer é assim mesmo. Me mantenho calma, mas as vezes o choro dele deixa a gente meio louca...rs

A noite ele acorda 2 vezes para comer, mas na madrugada dou somente a mamadeira. Peito deixa ee impaciente nesse horário. Minha mãe prepara as mamadeiras desse horário, durante o dia ela e o marido revezam. Enquanto o Pedro está no peito, um deles prepara a mamadeira e já deixa do meu lado para quando terminar a mamada.
Durante o dia ele ainda toma 2 vitaminas para complementar, ambas na mamadeira. Uma com Protovit Plus e outra com Endofolin (ácido fólico).

E o tempo para mim? hehe...bem, esse é mais escasso. Durante as 3h de sono dele entre uma mamada e outra tomo banho, entro na internet para relaxa, durmo o máximo que dá, arrumo alguma coisa no quarto...a vantagem de estar passando o resguardo na casa da mãe é que não preciso me preocupar com casa para arrumar nem comida para fazer...ah! comer também rola enquanto ele dorme...rsrsr

A roupa suja o marido leva para casa uma vez por semana e lava tudo por lá, já trazendo roupas limpas na volta. Importante também para abrir a casa e dar uma arejada...por falar nisso, ou saudade de casa! Das minhas coisas, minha rotina, minha privacidade. Mas ao mesmo tempo fico meio apavorada ainda com a ideia de ir para casa só eu, o bebê e o marido...principalmente porque dia 26 o marido volta a trabalhar e férias novamente só em junho.

Querendo muito uma pessoa para me ajudar quando for para casa. Uma menina que ficasse de 8h as 14h, não mais que isso, para eu fazer o almoço e ajeitar algo até o marido chegar, mas e fortaleza isso é bem difícil de conseguir e depois dessa nova lei das empregadas domésticas pior ainda, porém tentarei arranjar alguém.

Bem, basicamente é isso. Volto já com outro post, falando da primeira revisão após a cirurgia e as outras novidades sobre isso.

Beijos, beijos!


Um comentário:

  1. Esse começo é bem delicado mesmo. Eu me senti tão fragilizada que se não fosse o apoio da minha mãe eu acho que teria surtado entrado em depressão pós parto sei lá. Eu só sentia vontade de chorar. Olhava meu filho lindo e chorava tinha medo que Deus tirasse ele de mim, pois antes dessa gestação eu tive duas perdas. E foi bem difícil... Eu estava sim muito feliz por meu filho pela minha família mas era uma mistura de emoções tão loucas que eu não conseguia fazer outra coisa a não ser chorar. Minha mãe ficava do meu lado e dizia "quer chorar então chore"... E assim foram os primeiros dias até que essa emoção foi passando e eu comecei e me sentir mais equilibrada. Graças a Deus temos nossa mãe para nos ajudar! Depois do primeiro mês minha mãe foi embora, ela mora em outra cidade, e eu fiquei super bem com meu filho, meu marido, minha família! O apoio da nossa mãe é importante sim, mas temos que lembrar que cordão umbilical é uma coisa que se corta eternamente! Boa sorte e boa recuperação para você!

    ResponderExcluir