sexta-feira, 24 de maio de 2013

Infecção Urinária x Cálculo Renal

Bom dia meninas.
Eu estive sumida e nem voltei aqui para falar das nossas 15 semanas, mas o motivo foi válido e estou aqui para contar sobre isso.

Relatei em um post anterior que minha GO estava suspeitando que eu estava com infecção urinária, devido um exame de urina que apareceu uma bactéria, porém não era bactéria característica de infecção e eu tomei 7 dias de Macrodantina (antibiótico), mesmo sem nenhum sintoma, o que fez com que minha técnica infecção urinária fosse classificada como assintomática. Lembram? Pois bem, é daí que começa a saga dessa semana...

Na terça-feira no final da tarde, após eu ter passado aqui pelo Blog para falar sobre como arrumar a cômoda do bebê, comecei a sentir forte ardência da uretra abaixo da bexiga e dores fortes na região pélvica. O que pensei imediatamente? Infecção urinária sintomática, claro!...é dos sintomas mais comuns entre grávidas, ora.

As dores foram aumentando. Liguei para a médica e ela não atendeu, devia estar em cirurgia pelo horário. Às 23h as dores pioraram e meu marido me levou para a emergência da Unimed que pasmem, mas não estava lotada, estava normal. Porém como sou do Plano prioritário e estou gestante foi mais rápido ainda.

Na triagem minha pressão deu 12 x 8, o que para mim é um pouco alto, pois meu normal é 10 x 6...no máximo 11 x 7. Fui encaminhada ao obstetra de plantão que foi muitooo tranquilo e paciente. Gostei realmente. Ele receitou Buscopan intravenoso (único que eu poderia tomar para a dor devido a gestação) e como falei sobre os exames da obstetra e tudo o mais, nós só trabalhamos com essa hipótese.
Fiz exame de urina no hospital e o resultado saiu em 20 minutos (foi hiper rápido realmente) e retornei a ele. Posso não ser médica, mas quando vi o resultado não identifiquei nenhuma infecção novamente.

O médico olhou e li nos olhos dele que ele não sabia o que dizer, pois eu contei todo o histórico dos últimos dias e não deu nada no exame, então ele receitou novamente a Macrodantina por mais 10 dias de 6 em 6h e receitou para dor Buscopan Duo (próprio para gestantes, pois sua base é paracetamol e não dipirona). Sei que em 1h40 minutos já estava voltando para casa, mas eu com receio de que poderia não ser isso.

Na manhã seguinte fui comprar os remédios e a médica me ligou falando que queria que eu visse um urologista urgente, pois ele poderia avaliar melhor o que estava acontecendo. Perguntei se ela poderia me indicar um e ela me indicou. Liguei para ele que foi super frio e já sabia do meu caso e pediu que eu ligasse para sua atendente para marcar de ir na quarta-feira lá. Quando liguei, expliquei tudo, inclusive que estava sentindo dores, estava gestante e a nojenta da atendente disse que se quisesse para a quinta-feira só particular, se quisesse pelo plano só dia 18/06...como assim??? Até ilegal isso é, mas não discuti porque a dor nem deixava, mas não deixarem de desabafar com a médica quando for ao pré-natal e dizer a ela que não indique uma pessoa assim. Uma pessoa que trabalha pelo dinheiro e não porque gosta não merece ser indicado!

De repente lembrei de outro urologista que me socorreu há mais ou menos um ano atrás, indicação de uma amiga, quando tive uma crise de cálculo renal muito forte (pois, é, já tive umas mil vezes, mas não sentia nada a tanto tempo que nem lembrei dessa possibilidade)...e que ele me atendeu, me ajudou, autorizou exames e tudo o mais sem nem me conhecer...por telefone! Se cobrar nada, o Dr. JR. Lembrei de como ele foi prestativo e atencioso, inclusive ficava me ligando pra saber se tinha dado certo...

Graças a Deus lembrei desse anjo. Liguei para o consultório, mesmo tendo o telefone pessoal dele, pois queria marcar a consulta e sei que ele é muito requisitado e ocupado. A atendente é um doce, um amor mesmo (outro nível). Ela disse que tinha horário para seta-feira (hoje), mas quando contei minha situação ela disse que ia falar com ele para ver se ele atendia ainda na quarta-feira. Pois ele me atendeu sim no mesmo dia, pelo meu plano, às 21:30, mas me atendeu.

Na maior paciência do mundo, contei tudo a ele, os sintomas e levei as medicações e exames. Ele olhou tudo, escutou, fez perguntas e disse: "- Você nunca teve infecção urinária...não com esses exames. Essa bactéria que aparece é uma bactéria que não existe dentro do corpo humano. Ela é externa. pode ter sido uma contaminação do potinho do exame, do tubo...no ar...ela entrou e se desenvolveu dentro do tubo, pois era um ambiente propício."
ele me examinou e senti a dor do lado esquerdo, descendo dos rins até a bexiga. "Bingo!"

Como o consultório dele é num hospital que tem emergência 24h, ele passou um US de emergência para tentar localizar o cálculo, mas que não era tão eficaz como a tomografia computadorizada, mas este segundo não poderia ser feito devido minha gestação.

Desci até o setor de imagem e fui rapidamente atendida também. O médico localizou uma pedra de 0,3cm do lado direito e uma de 0,8cm do lado esquerdo nos rins, mas não conseguiu ver na bexiga ou uretra devido a falta de precisão do exame e o bebê. Deu para ouvir o coração do Pedro ainda...rsr

O Dr. JR me pediu que ligasse na hora que o resultado saisse...isso foi por volta de 22:40. Como não deu para ver exatamente, ele pediu que eu fosse para casa, tomasse o Buscopan 6 em 6h e mandasse notícias para ele no dia seguinte.

Consegui dormir, mas sentindo dores, embora leves na quinta-feira inteira. O marido nem foi trabalhar para ficar comigo. Tive medo de ficar só e passar mal. Só passei mal uma vez, a tarde, com baixa de pressão fiquei molhada de suor e muita dor...de resto só a dor normal, suavizada pelo medicamento.

Enviei e-mail para ele a noite e hoje de manhã ele havia respondido, pedindo que eu faça um novo US na Radius, pois era mais detalhada e se a pedra estiver na bexiga daria para ver, pois nossa preocupação é o tamanho da pedra. Inclusive não devo exagerar no líquido até expelir a pedra ou descobrirmos o tamanho dela, pois a lenda popular de que se deve beber muita água para expelir a pedra não cabe em todos os casos. Se a pedra for pequena, o excesso de líquido pode ajudar a expelir. Se for grande, ao beber líquido a bexiga incha e a pedra não deixa o líquido passar totalmente para ser eliminado e daí vem mais e mais dor.

Estou aguardando ele dizer que a guia medica está pronta para fazer o exame. Ainda sentindo dor....acho que a pedra não saiu....caso não saia, ele comentou que talvez fosse preciso uma interferencia cirurgica, pois como estou grávida não posso ficar nessa situação por muito tempo. Estou com medo, claro, mas também essas dores desde terça-feira estão me deixando louca.

Bem, por enquanto é só....volto aqui para contar o desfeixo de tudo...rezem por mim!

Beijos, beijos!

Um comentário: