quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Ovulograma (Controle de Ovulação por US)

Queridas, encontrei esse texto maravilhoso sobre Controle de Ovulação, que é o que estou fazendo, no Blog da Alê, pois ela passou por tudo isso. Inclusive o post fala sobre o que estou vivenciando hoje....

Leiam:

Vou colocar um pouquinho de informação para vcs sobre o assunto, coisas que aprendi com os médicos especialistas, quando fiz as minhas várias e várias us.

Bom, esse exame é indicado, principalmente, pra quem toma indutor, faz tratamentos de fertilidade como coito programado, ou mesmo para quem quer aumentar as chances de gestação. Com ele, é possível acompanhar o crescimento dos folículos até que um ou mais ecloda(rompa) e libere o óvulo, sendo que nesse acompanhamento o médico consegue indicar os dias certos para namorar.

O controle por ultra seriada, como é mais comumente  conhecido, são vários ultrassons transvaginais feitos  em dias alternados no período fértil.
O ideal é iniciar o controle lá pelo 10º dia do ciclo, pra quem tem um ciclo entre 28 até 32 dias, e faz-se em média uma a cada 2 dias, mas isso o médico vai indicando a cada ultrassom realizado (US).

Baseda num ciclo de 28 a 33 dias, entre o 10o e o 12o dia já devem ter folículos dominantes, ou seja, com mais de 10mm (=1cm).

É importante salientar, que para ocorrer a ovulação, são necessários 2 fatores, pelo menos 1 folículo domintante e um endométrio com espessura mínima. 


Os folículos crescem em média 2mm por dia, já o endométrio entre 1 e 2mm/dia, sendo que a expessura ideal do endométrio no dia da ovulação é entre 7 e 15mm, mas quem toma indutor a média baixa para entre 6 e 15mm, pois o medicamento pode afinar um pouco. O endométrio deve ser trilaminar, ter 3 camadas, para que seja possível que ocorra a nidação (fização do óvulo fecundado no útero) 



Os folículos rompem em média entre 19 e 23mm, mas com medicamento a tendência é que eles cresçam um pouco mais, até uns 28mm, até mais, já tive ovulação com mais de 35mm.

Ah, nem todos os folículos viram óvulo, geralmente apenas um eclode, e os outros não evoluem ou vão regredindo ou são eliminados na próxima monstra.

Quando o folículo rompe, ele gera o corpo lúteo, é uma "cicatriz", ou seja, o folículo que amadureceu e que se rompeu para a saída do óvulo do ovário. Então, se ele estiver no ovário direito, significa que vc ovulou no lado direito, se for do lado esquerdo, vc ovulou do lado esquerdo. Para ter um corpo lúteo, vc tem que ter ovulado e para visualizá-lo na US é necessário que o aparelho tenha doppler, senão ele não é visível.

O corpo lúteo aparece logo após a ovulação e vai ficar lá até a sua próxima menstruação, ou até a formação da placenta na gestação, entre 12 e 13 semanas. É ele quem produz a progesterona, que causa um aumento na sua temperatura basal.
Se vc engravidar, o corpo lúteo vai ficar vivo produzindo progesterona até a formação da placenta alimentando o embrião e se vc não engravidar, ele vai deixar de produzir progesterona e isso vai sinalizar pro seu corpo que vc deve menstruar.

Para um casal normal, sem nenhum problema de fertilidade, as chances de engravidar em cada ciclo (em cada ovulação) é de apenas 20%. Ou seja, vc tem 1 chance em 5 de engravidar cada vez que vc ovula. Se vc ou seu parceiro tem algum problema (espermatozóides fracos ou em pouca quantidade, ciclos sem ovulação, etc.), essa porcentagem cai ainda mais. Por isso que os médicos pedem pelo menos 1 ano de tentativas antes de começar uma investigação mais profunda.

Alê
Blog Da Fertilidade à Maternidade 

Vou ficando por aqui e agora é namorar muitooooo!!!!!

Beijos, beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário