quinta-feira, 1 de maio de 2014

Sopinhas

Bom dia de feriado para todo mundo!
Aqui em Fortaleza muitaaa chuva nos últimos dias e hoje não está sendo diferente.
Demorando a postar pela correria da vida e também porque irei me operar este mês e estou fazendo mil exames. Nada muito sério. Um lipoma (nódulo benigno) no abdomen, que está crescendo e me causando bastante desconforto e dor, mas que será um procedimento relativamente simples com internação de 24h na Gastroclínica.

Agora, voltando ao que interessa...as sopinhas do Pedro!!!
Está sendo uma grande aventura introduzir o novo cardápio ao P. As vezes parece até que ele prefere as novidades do que o leite santo de todo dia.
Não dá trabalho, graças a Deus.
Não gostou muito da primeira sopinha com beterraba (beterraba+chuchu+frango e temperos), mas minha cunhada disse que é porque a beterraba demora muito para cozinhar e mesmo assim fica meio dura, então sugeriu que eu ralasse a mesma. Foi sucesso.

Acho até que ele ganhou peso ao invés de perder.



Até agora experimentei:

Batata+cenoura+frango
Beterraba+chuchu+frango (essa que ele não gostou)
Batata+abobrinha+carne
Beterraba+cenoura+batata+frango
Batata+abobrinha+carne
E hoje será abóbora+carne

Os temperos sempre os mesmos: alho, cebola, tomate sem pele e sem sementes, cheiro verde (tudo picadinho) e 1 colher de chá de óleo de canola.

Aqui a foto da sopinha com cenoura raladinha, cenoura também ralada, batata e frango:




 Ainda não introduzi arroz e macarrão, mas o farei próxima semana. Além de espinafre, couve manteiga e brócolis. Comprei couve-flor para experimentar amanhã.
Costumo colocar batata nas receitas que os legumes não vira um "purê", senão fica só a água. Gosto de colocar um pouquinho do bagaço do legume, mesmo assando tudo na peneira para ele ir se acostumando.

O leite ele continua tomando umas 4 mamadeiras por dia. Intercalo com mucilon de milho e arroz. Ele gosta dos dois.

As frutinhas e papinhas doces estão uma graça. Ele não é fã de pêra, então experimentei a papinha Nestlé de pêra e ele adorou. Provei e vi que eles cozinham a pêra e ela fica mais docinha. Vou tentar fazer e também cozinhar a maçã e a goiaba, pois o suco da goiaba ele tomou pouco e é muito importante.

Banana e laranja já são as frutas preferidas. Mamão também não fica atrás.
Hoje vou experimentar no lanche da tarde banana amassada com suco de laranja dentro.
O mamão costumo dar um pedacinho raspadinho após o almoço (papinha salgada) como se fosse uma sobremesa ou então dou uma mamadeira de 60ml de suco de laranja (50ml de suco e 10ml de água mineral) pois é muito ácido e a laranja lima ainda não encontrei por aqui.

Estou pegando o ritmo das coisas. Conseguindo fazer a papinha dele, suco, lavar tudo, dar banho e colocar para dormir após o almoço. Não sinto mais o cansaço exaustivo do início.

Agora meu grande desafio será aprender a congelar as papinhas. Elas podem ser congeladas e utilizadas em até 3 meses. Sempre na porção exata de uso, pois não pode recongelar. Pretendo fazer para diminuir minha luta e evitar dar as papinhas industrializadas ao máximo (só em uma emergência).

Li que vc espera esfriar e congela em porções individuais em depositos hermeticamente fechados com adesivo da data que foi feito. Isso já amassadinho e passado na peneira. Pronto para descongelar e servir.
Vou pesquisar direitinho e posto aqui.

Finalizo com a foto da papinha de hoje. Vou agora amassar e passar na peneira. Espero que ele goste.


Beijos, beijos!

Um comentário:

  1. E eu fico aguardando mais informações de como é o processo de congelar as papinhas kkkkkkkk Acho que essa dica será super útil. ;)

    Pedro está uma graça. =************

    ResponderExcluir