terça-feira, 11 de março de 2014

Noites tranquilas de sono para todos nós!

Bom dia, bom dia!
Ando sumida, mas tenho novidades!

Já comentei aqui que na consulta do 2º mês o pediatra recomendou que eu deixasse Pedro dormir a noite toda e não o acordasse para alimentar, mas achei meio absurdo, achando que ele é muito pequeno, que acordaria chorando com fome e eu seria a pior mãe do mundo...quem acompanha o Blog, lembra.

Comentei também em um post mais recente que Pedro andava dando um trabalhinho para pegar no sono. Choramingava, relutava e reclamava...uma novela, até que caia no sono e nós no cansaço.

Bem, eu ando bem casada. Uma dor de cabeça quase constante e acordar nas madrugadas estava me deixando ainda pior. Foi então que comentando com uma amiga mãe de 2 filhos (de 2 anos e meio e outro de 2 meses) e que são pacientes do Dr. MM (mesmo do Pedro), ela se admirou quando eu disse que ele ainda comia na madrugada.

Ela falou que um bebê depois de 2 meses tão tem mais a necessidade nutricional da mamada ou mamadeira das madrugadas. Lendo depois e pesquisando vi que é o momento que o bebê se desenvolve fisicamente e intelectualmente, então nem é bom atrapalhar o sono.

Comentei também do choramingo dele para dormir e ela me deu dicas valiosas e que foram as que o pediatra deu e achei que fosse absurdo...rsr

1) Adiantar a mamadeira da noite. Ele pode estar chorando porque quer dormir, mas não está de barriguinha cheia. Ele começava a choramingas as 18:30 mais ou menos e a mamadeira era só 20h. Ele adormecia e lá ia eu acordar o menino para alimentar.

2) Dar a última mamadeira por volta das 23h, com um intervalo menor que de 4 em 4h como ele está. Assim ele dormirá até de manhã.

Ela ainda disse que nos primeiros dias seria adaptação e mais dificil, mas que eu não desistisse pois daria certo. E realmente deu!!!!

Na última sexta-feira dei as mamadeiras da manhã respeitando o intervalo de 4 em 4h, senão ele dormiria demais e não teria o sono da noite. Comecei as 6h da manhã e segui: 10h, 14h, 18h.
Dei um banho as 19h e uma mamadeira às 21h (com 3h de intervalo da última). Ele adormeceu e peguei ele dormindo e dei uma mamadeira as 23h só para ele não sentir fome e acordar na madrugada. Essa com intervalo de 2h da anterior e todas com 120ml.
E pronto!!!! Pedro dormiu a noite toda. Um sono tranquilo e mal se mexeu, como nas noites anteriores. Acordou 6h da manhã chupando a chupeta com força. Sinal de fome. Troquei a fralda e dei a mamadeira.

Na primeira noite já tivemos sucesso e assim está sendo desde então. Claro que não dormimos bem na primeira noite. Marido e eu nos levantando para ver como ele estava, mas estamos relaxando mais e ganhando qualidade no nosso sono novamente. São 7h de sono seguidas. Coisa que não fazíamos desde que ele nasceu. Após a mamadeira das 6h ele costuma cochilar e acordar umas 9h, então é o tempo de lavar e esterilizar mamadeiras e arrumar as coisinhas dele.

Ele parece mais feliz, mais brincalhão, mais tranquilão do que já é. A gente pensa que está fazendo algo tão essencial e as vezes nem é! Ser mãe é assim...acertar e errar, aprendendo dia após dia. Importante lembrar que se eu tivesse ouvido o pediatra já estaríamos dormindo melhor há 2 meses...rsrs

Outra coisa, se o bebê não é educado e acostumado a não comer na madrugada e sim dormir desde cedo, ficará aquela criança que não quer dormir a noite e fica acordando mil vezes para comer mesmo sem fome ou sem necessidade.

E detalhe: isso não vale só para bebê que não mama não, viu?
Essa amiga que me incentivou a tentar só amamenta! Não dá leite artificial ao bebê. Ela disse que ele acorda as 7h e os seios dela parecem duas bolas gigantes de tanto leite. Então ele mama, mama, mama tudo até esvaziar. Então, só não tenta quem não quer, por que dá certo! Pode não dar certo na primeira noite, porque cada bebê é de um jeito e crianças agitadas dão um pouquinho mais de trabalho, mas não é impossivel.

Outras novidades do Pedro...
* Está colocando força para sentar. Se colocamos ele na banheira ou colo ele sustenta a cabeça e fica realmente sentadinho, só se apoiando em algo, senão vira pros lados...rsrsr...mas a coluna ereta e cabeça levantadinha, o que está facilitando na hora do banho e muito! Estamos estimulando e colocando no colo para ele ficar mais sentado.

* Consegue segurar a mamadeira sozinho enquanto come, mesmo ela cheia.É muito engraçado ele segurar com as duas mãos.

* Esta conseguindo mirar a chupeta na boca e colocar. Só que as vezes se irrita, pq coloca ao contrario...rsrsrsrsrr

* Adoraaaa televisão, mas não necessariamente desenhos. Ele fica curioso com pessoas falando na tv. Fica muito atento.

Fora isso o de sempre....adora passear, banho, continua manhoso e adorando um colinho e estranhando algumas pessoas, só que menos que antes. Está recebendo mais visitas e isso ajuda. O bebê conforto é sinal de passeio, então ele adora. Fica quietinho esperando. Dá gargalhadas, gritinhos e conversa mais também.

Hoje temos a consulta de 4 meses do Pedro. Estou ansiosa e cheia de perguntas, incluindo se podemos levar ele a praia, a piscina (muita gente fala que não, mas e os bebês que fazem natação desde que nascem?), banho de agua da torneira que ele nunca tomou, só de agua filtrada, banho de chuveiro, novos alimentos a partir de agora....4 meses é uma virada...o bebê não é mais recém nascido então as duvidas são muitas. Fora estatura e peso, claro...rsrs

Agora vou indo curtir o meu principe!
Beijos, beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário