segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Como estamos indo...

Olá, olá!
Ando meio sumida nos últimos dias, mas consegui um tempinho para vir aqui falar como estamos...e o post promete ser longoooo hoje...hehe

Semana passada foi minha primeira semana sozinha com o Pedro. Marido e mãe de volta ao trabalho, então éramos só nós dois. Mesmo estando ainda na casa da minha mãe e tendo meu pai aqui éramos só Pedro e eu mesmo, porque ele não ajuda e dá muita opinião sem sentido, como grande parte dos homens...rs

No primeiro dia, embora muito ansiosa e com medo correu tudo super bem. Entre uma mamadeira e outra ele dormia e eu ia lavar as mamadeiras, escaldar, tomar banho, descansar um pouco...fica na cadeirinha que vibra na boa (Santa cadeirinha) e embora cansativo não foi difícil. O marido chegou cedo no dia e ficou umas 4h direto com o Pedro para eu dormir, então foi ótimo.

No segundo dia foi assustador! Eu achando que tiraria de letra como o primeiro, mas esqueci que bebês são sempre imprevisíveis e o Pedro que é um bebê calminho e pacato passou o da inteiro choramingando, se contorcendo, ficando vermelho, com lágrimas nos olhos...fiquei apavorada! Começou 6h da manhã e só terminou perto de 17h. Tentei de tudo! Acalentar, cadeirinha, berço, carrinho, braço, braço e mais braço...nada resolvia! Ele só se calava para se alimentar e pronto...era choro novamente. Fiquei tão nervosa e perdida que esqueci o papeiro dele que estava fervendo água para a garrafa no fogo e queimou. Tive uma longa crise de choro...foi terrível!

O marido ligou para o Dr. MM, pediatra do Pedro, explicou o que havia acontecido e ele disse que provavelmente seria cólica, pois o Pedro não está mais mamando, mandou dar 4 gotinhas de espasmo luftal e chá de erva doce. Mandou também dar água mineral 2x ao dia, pois os leites complemento são muito doces e contém alto teor de sódio, fazendo com que os rins do bebê tenham que trabalhar mais, sendo assim há a necessidade de água, já que ele não mama mais. Outro detalhe que esqueci de comentar...por conta dos remédios para a hipertensão e outras coisas mais, meu leite secou. Contribuiu também o fator dele não poder passar muito tempo sugando no peito devido os pulmões prematuros e isso fez com que a produção de leite não fosse estimulada a aumentar. Meus seios não pedraram, não incharam...parece até que nunca teve leite neles, estão normais ou até menores que antes. Conversei com outras mães de prematuros e 95% delas disseram que não conseguiram amamentar os bebês ou só conseguiram por pouquíssimo tempo como eu.

Voltando à nossa primeira semana sozinhos, no dia seguinte o Pedro estava bem novamente, graças a Deus. Os demais dias também. Chegou a sexta-feira (que foi niver do marido) e ele não trabalha nas sextas, final de semana e esta semana ele está de folga, então dividindo por dois o trabalho fica bem mais leve. Ele só não tem coragem de dar mamadeira ainda, mas troca a fralda, coloca para arrotar, para dormir, aninha, aconchega...é ótimo!

Para completar, ele acaba resolvendo várias coisas que temos pendentes, como neste momento, que ele foi no pediatra levar os exames iniciais (pezinho, orelhinha, olhinho, mapeamento da retina e US transfontanelar) para ele ver e marcar a próxima consulta.

Embora eu tenha chorado muito quando meu leite secou, vi ouvindo outras pessoas que não é um bicho de 7 cabeças, que muita gente passa por isso embora quase ninguém se abra e fale e uma coisa é certa: já conseguimos sair algumas vezes o marido e eu nas últimas semanas, o que seria inviável se a alimentação do baby fosse amamentação exclusiva. Fomos na nossa casa (crise de choro nº2)...ow saudade...tudo tão empoeirado...até liguei para a minha diarista ir lá semana que vem dar uma geral.
Fomos ao supermercado, ao shopping, ao aniversário de 100 anos da tia-avó do marido e que na hora que ficou chato tinha a desculpa que o bebê estava em casa e tinha que mamar...rsrs (é, não falei e nem falarei a ninguém sobre o meu leite ter secado). Fomos ontem a um aniversário infantil que o P. foi convidado, mas ele ainda não saiu de casa, fica sempre com a avó.
A primeira saída dele será sábado que vem, o aniversário da minha prima se 7 anos. Será na casa da minha avó, somente família e ele já terá mais de 40 dias, então está na hora de começar.
As visitas também estão oficialmente começando. Uma amiga veio no dia do papeiro queimado...rsr...trouxe um monte de produtos Natura da linha Bebê numa caixa linda. Um amigo nosso disse que virá sexta-feira com a namorada e algumas pessoas têm me ligado perguntando se já podem visitar. Achando ruim ou bom, todos respeitaram os 30 dias que pedi. :)

Novidades boas! Eu emagreci mais e o Pedro engordou! Melhor combinação impossível..hehe
Estou agora oficialmente 10kg mais magra! Detalhe é que a barriga quase sumiu totalmente...muito pouco inchada ainda. Fechando a boca, é verdade, mas muito satisfeita. A drenagem farei mais 10 sessões e espero ser liberada para a academia na consulta de quinta-feira, pois meu plano é emagrecer mais 10 kg agora...depois vemos mais. Estou no manequim 42 e isso é terrivel para mim, que era 37/38, mas todo mundo diz que estou ótima e que perdi bastante para quem não amamenta em 38 dias.
Inclusive, uma amiga enfermeira disse que é mito isso de que a amamentação exclusiva emagrece...o que emagrece é a falta de tempo e as noites em claro...kkkk...

Quanto ao Pedro, em 38 dias meu guerreiro chegou a 3,5kg. Muita alegria! Muita gratidão a Deus por isso ter acontecido. Ele era tão pequeno, tão frágil, agora está gordinho e cheio de dobrinhas se formando...rsrs
Para um bebê que passou por um pré-eclampsia, nasceu de 35 semanas com 2,265kg consegui em menos de 40 dias ganhar peso assim só temos que agradecer e comemorar. Ah! Ele já está tomando 70ml de complemento de 3 em 3h e as vezes parece que queria mais, mas tem que ser gradativo o aumento, então ele terá que esperar. Confesso que estou louca que ele comece a tomar 90ml, que é de 4 em 4h e 120ml de 5 em 5h (noites mais tranquilas).

Foto dele tirada pelo marido essa semana:





Fora isso de novidade só a cama do P. que compramos. Não tinhamos comprado ainda, então resolvemos por uma com duas grandes gavetas embaixo, que comprei pela internet e deve chegar em janeiro.

Modelo:

Quando a cama chegar instalaremos o ar condicionado e estará tudo pronto para voltarmos para casa.

Vou ficando por aqui, porque o P. acordou.

Beijos, beijos!

5 comentários:

  1. Ele está um fofo! Parabéns!
    Você ainda está muito fragilizada, e chorona, eu fiquei assim também, muito sensível, chorava por tudo. A gente fica sem chão, né? Principalmente nós que desejamos tanto ser mãe, acho que não nos permitimos falhar, sempre queremos fazer o melhor, sempre queremos fazer tudo certo, nos cobramos demais, nos exigimos demais. Com o tempo vamos percebendo que não podemos interferir em tudo, e que nem todas as coisas dependem só da gente. E aí vamos relaxando, nos fortalecendo, e entregando mais nas mãos de Deus.
    Não fique se culpando pelo seu leite ter secado, é para isso que existem alternativas e com certeza, com fome o seu filhote não ficará. Quanto a não contar isso para os outros, acho uma atitude incrível, pois aí você já elimina comentários chatos, e só você sabe o quanto foi difícil ter que passar por isso, ficar se justificando para outras pessoas é mesmo muito inconveniente. Existe uma fórmula, chamada Similac, ela tem mais óleos em sua composição, que contribui para a digestão, reduz o ressecamento e ajuda nas cólicas. Verifica com o pediatra o que ele acha e pesquisa com outras mães.
    Sempre tive medo de ferver as coisas na panela, portanto prefiro o esterilizador de microondas. Coloco tudo lá dentro, de mamadeiras aos brinquedos do banho, até hoje uso muito o meu.
    Tudo de bom para vocês! Muita força e muita fé que tudo vai continuar dando muito certo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida. Uma amiga tbm indicou o Similac. Perguntarei ao pediatra. Tbm yso esterilizador de microondas. A água era para o leite dele, pois mesmo sendo mineral eu fervo e coloco na garrafa térmica para preparar as mamadeiras. Super beijo! :)

      Excluir
    2. Obrigada querida. Uma amiga tbm indicou o Similac. Perguntarei ao pediatra. Tbm yso esterilizador de microondas. A água era para o leite dele, pois mesmo sendo mineral eu fervo e coloco na garrafa térmica para preparar as mamadeiras. Super beijo! :)

      Excluir
  2. Ow Meu Deus Pedro ta muuuuuuuito fofinho!!! Ei, mamãe do Pedro, tranquilidade que instinto de mãe nunca falha, viu? Confia em Deus.

    Beijooooo

    Obs. Já estava com saudade dos post kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga e eu com saudade de postar. Tem dia tão corrido que não dá. Rs
      Bjaoooo

      Excluir