quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

A rotina do Pedro

Bom dia, bom dia!

Começando falando do que esqueci no post anterior.
Na consulta com o pediatra comentei que estava meio perdida, pois o Pedro ainda está tomando 90ml de Aptamil 1 a cada 3h e como ele já tem 2 meses e meio pensei que ele deveria estar tomando já 120ml.
O doutor, que é super prático, disse que o que importa não é a quantidade e sim o desenvolvimento dele ao se alimentar. Um bebê pode tomar 120ml e não engordar tanto quanto um bebê que tomou 90ml. Vai muito também de como o organismo recebe esse alimento e absorve seus nutrientes e por isso é importante o ferro, o Protovit Plus e o banho de sol que auxiliam nessa absorção. Respirei aliviada.

Agora sim, falando sobre a rotina do Pedro.
Muita gente diz: "- E bebê tem rotina?"....Ahhhh tem sim! E é você quem faz junto com as necessidades dele. Confesso que isso é impossível no primeiro mês, mas a partir do segundo já é possível sim. Importante pra o bebê que desde cedo vai aprendendo o que é rotina e que para tudo se tem um horário e importante para a mãe que conseguirá se programar para fazer suas próprias atividades e ter um tempinho para si, inclusive para entrar aqui no Blog e atualizar...rsrs

O Pedro acorda sempre entre 6 e 7h. Nesse momento do dia ele é só sorrisos pra todo mundo que fala com ele. Ressaltando que ele dorme a noite toda no berço dele, com o meu travesseiro fazendo apoio para ele ficar de ladinho (dorme sentindo o meu cheiro ..rsrs). Toma a mamadeira (90ml) e geralmente não dorme imediatamente depois dela.

Então até a próxima mamadeira, por volta de 9, 10h ele fica na cadeirinha vibratória, na sala, assistindo tv e comigo do lado. Se ele enxerga o que tem na tv  não sei, mas ele fica olhando atento. As vezes cochila já perto da próxima mamadeira o que me dá tempo de ir preparar e esfriar para que ele não chore. É a hora que atualizo o Blog.

Nessa segunda mamadeira ele costuma cochilar após arrotar. É o momento que eu vou tomar um banho tranquilo ou fazer alguma coisa que precise. Deixo ele cochilar ainda na cadeirinha, para que ele não fique enjoado do berço. (Lembrando que tiro ele da cadeirinha para alimentar e dar uma voltinha pela casa antes de colocar novamente). Nesse período costumo almoçar também.

Próxima mamadeira por volta de 12, 13h caso eu já tenha conseguido almoçar, levo ele para o meu quarto e coloco ele na minha cama comigo para conversar com ele. Ele ri, dá gargalhadas sem som...as vezes até solta um sonzinho engraçado. Nesse momento eu tiro um cochilo e ele dorme também, mas o detalhe é que ele sabe que na minha cama é esse momento, e nunca chorou para não ficar no berço e ficar comigo. É tipo aquele momento só nosso e especial e acho que ele entende isso.

Quando ele acorda, toma um banho morno e mamadeira. Nesse momento ele já associou o banho à mamadeira e ela tem que estar prontíssima assim que enrolo ele na toalha, senão o escândalo é grande...rsrsr

Nisso ele vai para a rede-berço dele e eu o balanço ou vai para o carrinho de passeio (esse segundo ele não gosta muito). Se passa pouco tempo e se irrita eu coloco no braço. O papai do Pedro chega por volta das 16, 17h toma banho e vai brincar com ele. Nos dias que tenho drenagem linfática, o marido toma conta do Pedro até a minha volta...cada sessão dura em média 1h e meia.

Na volta tomo banho por conta dos produtos e tem mais uma mamadeira. Ele fica com a gente, passando pro meu braço e pro do pai, e é o momento que conversamos, assistimos tv e estimulamos o Pedro a prestar atenção, pegar as coisas, ouvir música...

A mamadeira das 21, 22h já é de pijamas, no quarto, só com o abajour aceso e ar condicionado ligado. Sem barulho e só eu e ele. Pedro come e já vai acalmando. Geralmente nem arrota mesmo esperando 20 minutos, pois adormece no meu braço e daí dorme a noite TODA! Graças a Deus!!!!! Ele acordará 2 vezes na madrugada para comer ou as vezes eu mesma o acordo. Está ficando comum  ele pular uma das mamadeiras e dormir 4, 5h se sono até a próxima, mas não é todo dia, infelizmente...rsrs...tenho fé que se tornará ao menos diário e pelo menos uma das mamadeiras, pois isso faz a gente recuperar o sono.

Ele no quarto, dormindo no berço o marido prepara o jantar e vamos conversar, curtir um tempinho nosso, assistir a novela, um filme e dormir. Um tempinho para o casal que não achei que fosse possível com um bebê de 2 meses. hehe

Se todo dia é assim? Clarooo que não!!! Temos um bebê novinho e não um robozinho....rsrsr...mas a maioria dos dias é sim! Obrigada Deus! E estou trabalhando diariamente para que ele vá crescendo e associando tudo isso e que se torne leve e diário.

Quando ele for para a creche ou para o Infantil 1 e eu voltar a trabalhar teremos que refazer essa rotina e também haverá um momento de adaptação (quando ele fizer 9 meses ou 1 ano), mas isso não significa que precisamos esperar até lá para ir ensinando aos poucos e de maneira simples a ele tudo isso.

Importante ressaltar que o Pedro é uma criança calma. Sempre foi. Nunca foi agitado nem chorão e eu acredito que isso ajuda. Dizem que é porque eu comi caranguejo demais na gestação...rsrsrs....(toda quinta feira até perto do parto) e isso deixou ele calminho...kkkk...brincadeiras a parte, não sei se é menos fácil ou mais difícil impor uma rotina numa criança agitada, mas acho que tentar nunca é demais.

Agora vou cuidar aqui que já já vem a próxima mamadeira...rsrs

Beijos, beijos!

2 comentários:

  1. Oi.... é incrível como me identifico como tudo que vc posta... meu filho se chama João, fez 2 meses dia 19/1, ele tbm dorme a noite toda (pula uma mamadeira ou 5 ..6 horas de intervalo) isso mesmo mamadeira, meu leite secou. João tbm faz bolinha de cuspe... rsrsrs ... nariz congestionado... adora ficar na minha cama e no bebê conforto, muita coisa em comum... tbm fui p casa da minha mãe, ainda não voltei pq estamos construindo. Adoro seu blog NÃO DEIXA DE ATUALIZAR POR FAVOR... Bj p vc e sua família. Suelen Buriti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Suelen!
      Hoje irei atualizar as novidades!
      Bjos e apareça sempre por aqui...rsrs

      Excluir