sexta-feira, 4 de maio de 2012

O Que Determina O Nome Do Seu Filho

No Brasil, a pergunta “e o nome, já escolheu?” é a mais ouvida pelas grávidas. Mais frequente ainda é, mesmo com poucos meses de gestação, já saberem a resposta. Escolher o nome do bebê é uma das primeiras medidas dos pais que, segundo pesquisadores, se inspiram não só em parentes, novelas, filmes e celebridades, mas também projetam desejos e sofrem influência das classes sociais.
Em 2010 a empresa Certifixe, que reúne alguns cartórios brasileiros e disponibiliza um serviço de certidões online, destacou os nomes mais registrados desde o ano 2000. Em uma década, os clássicos João e Maria se mostraram os nomes mais populares para meninos e meninas no Brasil, seguidos por Gabriel e Ana. 
“Homenagens, devoção, vontade de agregar um ‘poder’ ao bebê, tudo isso parece influenciar os pais ao escolher nomes. Mas também varia entre as classes socioeconômicas e em cada região”, diz Patrícia Carvalhinhos, professora da Universidade de São Paulo e especialista em onomástica, o estudo dos nomes.
“Hoje existe uma busca das classes mais altas por nomes curtos, ditos ‘fortes’, e mais simples, como João, Miguel ou Maria”, diz Patrícia. Celebridades, por exemplo, entraram com firmeza na moda dos nomes comuns. Como os atores Tais Araújo e Lázaro Ramos, que batizaram o filho de Vicente, a modelo Fernanda Lima, mãe dos gêmeos João e Francisco, e a atriz Claudia Abreu, que em 2011 deu à luz Pedro, mas já era mãe de Maria, Felipa e José Joaquim.
Já pais de origem mais humilde costumam preferir nomes mais complexos, muitas vezes baseados em estrangeirismos ou na junção de dois nomes. Segunda Patrícia Carvalhinhos, quando perguntadas, essas mães dizem que gostam assim porque jamais dariam aos filhos ‘nomes de pobre’. A percepção da especialista é que muitos acreditam que o nome é capaz de trazer uma qualidade a mais, quase transcendental e muito particular, para o bebê. “A semântica de um nome faz diferença. Como dar o nome de Vitória após uma gestação ou parto difícil”, lembra ela.
A mídia, claro, tem sua participação nessas escolhas. No ano passado, uma pesquisa do site Babycenter mostrou que o nome Pippa (ou Philippa, a versão “estendida”) teve aumento de 65% no volume de registros no Reino Unido. Tudo graças ao casamento do Príncipe William e de Kate Middleton – celebração que fez a fama da irmã da noiva, Pippa Middleton.  


Os 10 Nomes Mais Comuns Da Atualidade:
MENINOS                       MENINAS
1. Miguel                           1. Julia
2. Davi                              2. Sophia
3. Gabriel                          3. Isabella
4. Arthur                           4. Maria Eduarda
5. Lucas                            5. Manuela
6. Matheus                        6. Giovanna
7. Pedro                            7. Alice
8. Guilherme                      8. Laura
9. Gustavo                         9. Luiza
10. Rafael                         10. Beatriz

Nenhum comentário:

Postar um comentário