quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Consulta de 1 ano

Acho que essa é uma das consultas mais esperadas.
Um ano é meio que um "marco". Você vê que seu bebê está ganhando o mundo e se desenvolvendo rápido. Aprendendo rápido e gastando muita energia, então sempre rolam as preocupações de mãe para saber se está tudo bem.

Pedro está cheio de energia. Fui sozinha com ele para encontrar o marido lá por conta do horário. No carro ele sempre se comporta muito bem. Na cadeirinha, coloco música (que ele adora) e ele observa o movimento dos carros, "conversa", "canta" (na linguagem dele, claro) e é uma graça. Dá até para esquecer o estresse do trânsito louco daqui.

Mas quando chega no consultório cheio de crianças a situação muda. Nos primeiros minutos ele fica retraído, no meu colo só observando. Pedro nunca foi uma criança afoita, mas não adianta eu me alegrar achando que só ele vai se comportar...hehe...logo pede para ir para o chão e a ginástica começa. Não quer braço, só quer andar e andar. E tem mais! Não aceita que segure suas mãos. Ele mesmo segura meu dedo e de apenas uma mão. A outra fica livre para explorar tudo. Daí começa a conversar, conversar e se aproximar das outras crianças, que ontem era todas maiores que ele.
O engraçado? Nenhuma deu muita bola para ele, mas em poucos minutos pelo menos umas 4 crianças de mais de 2 anos estavam fazendo "ceninha", caindo no chão, fazendo drama para chamar atenção, como se estivesse competindo com o Pedro. Muito cômico.

Depois de um atraso (que não é habitual por lá) entramos, enfim, para a consulta.
O doutor perguntou logo sobre como estavam as coisas, a alimentação, a agitação, sono, vacinas....
Tudo ok, menos a alimentação.
Pedro está dando muitoooo trabalho nos últimos 15 dias para comer. Rejeita a sopinha, mesmo passada no processador, já que rejeita mastigar também. Das frutas, só banana ele come. Suco detesta, só quer água e água de coco. E a mamadeira com mingau ele não está tomando tudo.

O pediatra classificou a questão da mastigação como seletiva, já que banana e biscoito pode ter pedacinhos que ele come, mas a sopa não. Disse que pode ser simplesmente preguiça.

Hora de examinar. Peso, ok. Aumentou pouco mais de 650gr. Deveria ter aumentado mais, mas o gasto calórico dele está grande com tantas brincadeiras e aprendendo a andar. Altura, ok. Dentes....explicado a parte I da falta de apetite: 4 dentes por vir e a gengiva bemmm inchada. Por isso ele não tira os dedinhos da boca. Devem estar doendo bastante.
Depois de mais alguns exames: ouvido, garganta, nariz, pulmões, genital, etc...tudo ok. Desenvolvimento excelente.

Recomendações:
Remédio para verme. Ele nunca tomou e é de praxe passar com 1 ano. Deve melhorar o apetite também, já que a mão em todo o canto e depois na boca ajuda nesse processo de vermes e na falta de apetite.
Trocar o leite. Pedro parece ter enjoado do Nestogeno 2. Isso também aconteceu com o Aptamil. Agora será o Ninho Fases 1 ou Ninho Fortificado. Ele pediu que eu testasse os dois.
Como ele não é uma criança que tem tendência a engordar, continua liberado Mucilon, Neston e Farinha Lactea. O pediatra acrescentou o Pediasure, para dar 2 vezes ao dia no mingau dele (manhã e noite) por ser rico em calorias para suplementar a alimentação.
Fora isso continuam o Neutrofer e Protovit Plus nas mesmas dosagens.

Perguntei sobre se devo me preparar para a escola, já que ele começa em janeiro. O pediatra riu e disse para termos fé que nada vai acontecer, que Pedro é um menino forte.

Agora próxima consulta só em fevereiro. Espero que ele ganhe mais peso e esteja mastigando até lá....rsrs

Beijos, beijso!

2 comentários: